Mecanismos de Regulação

A SAÚDE BRB utiliza mecanismos de regulação eficazes que procuram conciliar as necessidades dos médicos, pacientes e fornecedores, sempre visando à sustentabilidade da Caixa de Assistência.

Os mecanismos de regulação utilizados pela sua Operadora são adequados e não restritivos. Dentre eles, citamos os seguintes:

Autorização prévia: realizada pela auditoria técnica da SAÚDE BRB, tem a função de controlar os excessos de pedidos e avaliar sua real necessidade.

Compra direta de OPMEs: a negociação direta e concorrencial com diversos fornecedores possibilita condições mais vantajosas, tendo em vista que a aquisição junto aos hospitais, de regra, é significativamente mais onerosa.

Coparticipação: processo usual nas operadoras de planos de saúde, constitui fator moderador da despesa, pois tem o propósito de inibir utilização desnecessária e coloca, desse modo, o beneficiário como gestor de seus gastos assistenciais.

Auditoria de internação: verificação das contas hospitalares in loco, à luz de todas as peças que compõem o prontuário do paciente.

Auditoria das contas ambulatoriais: as contas ambulatoriais são auditadas, da mesma forma, pela equipe técnica da SAÚDE BRB, com o propósito de evitar as cobranças abusivas de procedimentos, materiais descartáveis e medicamentos, bem como erros e fraudes.

Fique atento às irregularidades.

Comunique à SAÚDE BRB as eventuais falhas ou irregularidades observadas nos serviços prestados. Essa ação permite que a Caixa de Assistência tenha ciência dos erros ocasionalmente cometidos e entre em contato com os responsáveis, com o objetivo de sanar tais irregularidades.

São fraudes:

●  Apresentar recibos ou cobrar por procedimentos não efetuados.

●  Emprestar o cartão de identificação para outra pessoa.

●Realizar procedimentos não cobertos pelo plano de saúde disfarçando-os de consultas médicas ou outros.

●Solicitar recibos em duplicidade para aumentar o valor do reembolso.

Fique atento e fiscalize!

● Assinar guias de consultas, exames, internações, entre outros, em branco pode facilitar a inclusão de procedimentos não realizados.

● Verifique sempre os demonstrativos de utilização do plano e informe à SAÚDE BRB qualquer irregularidade percebida. Eles são disponibilizados mensalmente na área restrita do portal e enviados por e-mail. Por isso, é fundamental que você mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados.