JORNAL MAIS VIDA – Mais Você

ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO
Cordialidade, presteza e conciliação

Letícia Sousa de Oliveira Raposo integra o Setor de Atendimento (SEAT) e está na Saúde BRB há seis anos, sendo dois desses como estagiária de ensino médio. Dona de um sorriso largo e conhecido pela maioria dos beneficiários, ingressou na Instituição com apenas 16 anos como Menor Aprendiz, aprendeu bastante e adquiriu experiência passando por diferentes áreas. Saiba mais sobre a colaboradora em entrevista concedida ao jornal Mais Vida.

Mais VidaComo entrou na Saúde BRB? 

Letícia Raposo – Encaminhei meu currículo para o programa de estágio do IEL. Participei de um processo seletivo com vários candidatos. Acreditava que não iria passar, mas fui chamada logo em seguida. Fiquei muito feliz porque sempre quis trabalhar e esse foi o meu primeiro emprego. Sou muito grata a todos pela oportunidade que me foi dada.

 Mais VidaPor quais áreas você passou? 

Letícia – Iniciei como estagiária do Setor de Cadastro onde fiquei por um ano e meio, tive uma experiência também com emissão de autorizações e depois vim para o SEAT, onde estou até o momento. Trabalhei também por alguns meses na Clínica com o Saúde em Dia – Preventivo Anual, mas meu xodó sempre foi a Sede (risos). Aprendi e aprendo muito. Deus colocou pessoas muito boas no meu caminho. Eu era uma menina rebelde e atrevida, a experiência na Saúde BRB me tornou mais centrada, madura e equilibrada. Aqui aprendi a lidar com o público, ser mais paciente. O contato com as pessoas e seus problemas faz com que a gente reflita sobre nossas atitudes.

Era muito fechada, sisuda, aqui aprendi a me comunicar melhor com as pessoas. Procuro manter um sorriso no rosto sempre. As pessoas que vêm até aqui, normalmente estão com algum problema de saúde, temos que transmitir coisas boas no atendimento.

Mais VidaQuais são as suas atribuições?

Letícia – Basicamente emissão de autorizações, mas como fazemos o atendimento presencial, temos que fornecer informações diversas sobre rede credenciada, faturamento, cadastro. Tem que saber para onde encaminhar o beneficiário. Também atendemos telefonemas.

Fazemos o atendimento presencial do setor de autorizações. Emitimos desde autorizações simples ambulatoriais e de exames de laboratório e imagem, até aqueles que exigem análise mais criteriosa do médico ou profissional de saúde responsável como cirurgia, internação e alguns tipos de tratamento. Depois que o pedido de autorização volta pra gente, emitimos as guias, que passam por supervisão e aprovação antes de serem encaminhadas.

Mais VidaO que você acha de trabalhar na Saúde BRB?

Letícia – É muito bom trabalhar aqui, sobretudo pela boa relação com os beneficiários, que são maravilhosos. E também por meus colegas e chefes que me ajudam muito.

No início eu não era muito boa no atendimento, mas fui aprendendo. Esse profissional faz a ponte entre o beneficiário e o Plano e deve sempre conciliar os interesses. Atender da melhor forma sem ferir as normas da empresa e da ANS. Muitas vezes um beneficiário que chega aqui nervoso, estressado, após o atendimento sai nosso amigo. Tenho que conhecer os processos muito bem para prestar uma informação e dar andamento a uma solicitação. Tenho que estar preparada para o que chegar para mim no atendimento presencial. É um desafio diário.

Mais VidaO que planeja para sua vida profissional?

Letícia – A Saúde BRB me deu um empurrãozinho para seguir na batalha pelo meu sonho. Desde pequena sempre sonhei em ter um jaleco, trabalhar na área de saúde. Vi que queria ser enfermeira. Atualmente estou no quinto semestre do curso superior de Enfermagem. Adoro a faculdade e me identifico muito com as disciplinas. Mas sei que os próximos passos só serão dados quando eu me formar. Agora é trabalhar e estudar bastante.

Mais VidaFale um pouco sobre sua vida pessoal.

Letícia – Tenho uma personalidade forte e sou muito precoce. Casei muito cedo e hoje, com 22 anos, já me divorciei. Hoje tenho uma união estável e um enteado de sete anos, Gabriel, um fofo. O Júnior, meu marido, é um homem maduro, tem uma cabeça ótima e me incentiva bastante. Tenho muita vontade de casar de noiva com ele.

Minha vida é muito corrida entre trabalho e estudo, mas quando tenho tempo, adoro ficar em casa na frente da TV sem nada para fazer. Vou muito ao cinema e adoro séries. Sempre que posso, viajo para a praia. Acompanho meu marido, que adora treinar, nas corridas de fim de semana e nos passeios com o Gabriel. Tenho uma cachorrinha linda, minha companheira.

Mais VidaPara finalizar, deixe uma mensagem aos leitores.

Letícia – Vou deixar uma mensagem relacionada ao trabalho que tem muito a ver comigo: “Trabalho, determinação, buscar pelos seus sonhos e nunca desistir diante das dificuldades. Isso sim faz com que o universo conspire ao seu favor.”