SETEMBRO AMARELO
Mais um mês contra o suicídio e de valorização da vida

Por falta de informação sobre como prevenir e os tabus que envolvem o tema, o número de mortes por suicídio tornou-se um problema de saúde pública. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não percebem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

O objetivo da campanha do Setembro Amarelo é conscientizar o público sobre a importância do combate às causas do suicídio e promover ações sociais. Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal mostram que, até agosto deste ano, 176 pessoas tentaram se matar na Capital Federal. No Brasil, cerca de dez mil pessoas cometem suicídio anualmente, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria – APBr. Pesquisa publicada em 2002 pela World Psychiatry demonstra que, em 96,8% dos casos, caberia um diagnóstico de transtorno mental à época do ato fatal.

A SAÚDE BRB apoia a iniciativa e, em parceria com o BRB, a Corretora Seguros BRB e a APBr, realiza uma programação
especial.

Caminhada Coletiva

No domingo, 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, pela manhã, diversos participantes vestiram amarelo e uniram esforços em caminhada no Parque da Cidade. Durante o evento, o público exibiu faixas, soltou balões na cor da campanha e trocou informações sobre prevenção e tratamento.

Palestra no Edifício Brasília

Realizada em conjunto com a Gerência de Qualidade de Vida (Gevit) do Banco, a palestra aberta aos empregados do Conglomerado BRB e beneficiários do Plano tratou sobre o complexo assunto e destacou a importância de se manter uma boa saúde mental. Alertas foram dados para detecção dos sinais que um suicida em potencial pode apresentar.

Divulgação na Clínica SAÚDE BRB

Durante todo o mês, a Clínica estará decorada com balões amarelos e banner na entrada. A equipe também aderiu e se vestiu de amarelo para reforçar a campanha. Os pacientes que forem até lá durante esse período receberão material informativo e orientações dos profissionais habilitados.

Bem Viver
Em setembro, o Bem Viver convidou o médico psiquiatra Dr. Carlos Guilherme Figueiredo para ministrar a palestra sobre
prevenção do suicídio, a ser realizada no dia 27 de setembro, às 14h, na AABR. Participe!

Valorize a vida, cuide de sua saúde mental e procure um profissional especializado!

Consulte também a programação organizada pela APBr em http://www.apbr.com.br