CUIDE BEM DE SEU CORAÇÃO
Mude suas atitudes e melhore sua saúde

Dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios
(gorduras) no sangue. Colesterol e triglicerídeos estão incluídos nessas
gorduras, que são importantes para o corpo. O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A sua função é bombear o sangue para todo o corpo, e para que isso aconteça o coração bate de 60 a 100 vezes por minuto e, se por algum motivo, deixar de bater, nenhum outro órgão funcionará. Ele trabalha de maneira silenciosa e por isso as pessoas tendem a esquecê-lo, porém alguns males que o afetam podem ser fatais. As doenças cardiovasculares aparecem após anos de descuido com eventuais fatores de risco: pressão alta, diabetes, colesterol alterado, fumo e obesidade durante anos promovem o aparecimento progressivo de obstruções nas artérias.

A vida moderna quando associada ao estresse, à alimentação incorreta, à falta de exercícios físicos, ao aumento de peso, ao
fumo e à falta de sono pode predispor às doenças cardiovasculares e suas complicações. De acordo com a Organização
Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares – hipertensão, infarto, derrame, entre outras – estão entre as que mais matam no mundo, e cerca de 40% destas mortes poderiam ser evitadas apenas com mudanças de hábitos.

O quanto mais cedo cuidar, melhor. Há muitas maneiras de prevenir as doenças e manter a saúde do coração. Ter uma vida saudável, com prática de atividade física regular e alimentação balanceada, é fundamental. A reeducação alimentar é
ferramenta importante, pois atua diretamente em vários fatores de risco, uma vez que ajuda a manter o peso adequado (contra a obesidade), ajuda a controlar o colesterol, é essencial no tratamento da diabetes e da pressão alta. A Clínica SAÚDE BRB possui o programa Vida Leve, com nutricionistas voltados para apoiar no seu cuidado.

A prática de atividade física também é muito importante, porque atua diretamente na manutenção do peso adequado; é
essencial no tratamento da diabetes, pois reduzem a resistência à insulina e podem auxiliar no tratamento da pressão alta. O projeto Bem Viver da Clínica SAÚDE BRB promove Cross training e treino funcional na AABR, como alternativa e motivação para os beneficiários no combate ao sedentarismo.

Apague o cigarro! Tabagismo e coração saudável não combinam. Fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em
comparação com quem não fuma. A Clínica SAÚDE BRB conta com o Grupo Respirar direcionado ao apoio e tratamento do tabagista.

O consumo de álcool em pequena quantidade pode ser benéfico, mas sempre é bom ter cuidado. Bebidas alcoólicas podem
prejudicar o coração e outros órgãos; e o ideal é moderação, ou o não consumo. O estresse e a falta de sono também
prejudicam, pois aumentam a pressão arterial. Relaxar e dormir bem também fazem parte da prevenção e tratamento.

Assim, pode-se considerar que o diagnóstico mais importante é justamente o dos fatores de risco o quanto antes e. E, para isso, basta comparecer ao médico e seguir as orientações. Esses fatores de risco são facilmente identificados, e existe tratamento eficiente e que nem sempre necessita de medicação. Esta atuação evita ou retarda muito o aparecimento das obstruções nas artérias, aumentando a longevidade e a qualidade de vida das pessoas. Se você tem história familiar de doença cardíaca ou vai iniciar uma atividade física, uma avaliação cardiológica torna-se fundamental. Alguns sinais como dor no peito, coração falhando, tontura, palpitações, tosse frequente e falta de ar devem ser valorizados e precisam ser avaliados pelo médico o mais rápido possível.

A Clínica SAÚDE BRB conta com profissionais habilitados para cuidar da sua saúde e especialmente do bom funcionamento de seu coração. Para todo cliente que passa pelo médico de família, é traçado o risco cardiovascular, e um plano de cuidados individualizado é programado. Com a ampliação da Clínica, o cardiologista passará a fazer parte da equipe de cuidado, de modo que a integralidade da assistência seja alcançada plenamente.

Faça a sua parte! A prevenção depende de você.

Dra. Maria Luiza Barros Fernandes Bezerra
Médica de Família da Clínica SAÚDE BRB