JORNAL MAIS VIDA – Curtas

DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer – UICC, o Dia Mundial do Câncer acontece anualmente em 4 de fevereiro e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde – OMS. É sempre um momento em que o mundo todo se une no combate a essa doença que, embora temida, permite resultados favoráveis quando tratada adequadamente, e bons índices de cura são registrados, se descoberta com antecedência.


DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

 É tão grande a sua importância na prevenção do câncer de mama que a mamografia ganhou um dia especialmente dedicado a ela – 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. Instituída há mais de três anos, a data objetiva sensibilizar mulheres quanto à realização do exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

Existem ainda no país muitas mulheres que estão na faixa etária em que é recomendável a realização do exame periódico, mas que ainda não aderiram a essa prática ou não têm acesso pelo SUS. É preciso garantir que, pelo menos, 70% da população elegível faça o rastreamento com qualidade para que se possa diminuir significativamente o índice de mortalidade pela doença.


CARNAVAL COM SAÚDE

Chegou o Carnaval. Tempo de cair no samba, pegar folga no trabalho, ir pra praia ou aproveitar na cidade mesmo aquela festa boa. Mas nada de esquecer que a saúde vem em primeiro lugar. E isso significa cuidado redobrado. Veja as dicas que preparamos para você aproveitar o feriado sem se descuidar:

Hidrate-se. Beba bastante água e líquidos, mas lembre-se que refrigerantes e bebidas alcoólicas não entram na lista.

Alimente-se corretamente

Evite as frituras, que, por serem ricas em gordura, roubam a disposição. Para manter os níveis de vitaminas e minerais, a sugestão é consumir verduras e frutas. E, para garantir a energia, coma carboidratos, como pão, macarrão e batata. Tome cuidado com preparações exóticas ou regionais, especialmente as servidas por ambulantes e em quiosques que podem causar intoxicações alimentares. Carregue com você barras de cereais ou castanhas.

Use preservativo. Evite doenças sexualmente transmissíveis. Nunca deixe a camisinha de lado.

Proteja os ouvidos. Sua audição pode sofrer muito durante a folia. O ouvido humano suporta até 85 decibéis. Exposições acima deste índice podem acarretar lesões irreversíveis, levando à perda auditiva.

Use filtro solar. Cuide de sua pele. Não saia atrás do trio ou do bloco, sem antes passar o protetor solar.

Evite o consumo do álcool. Se for beber, faça-o com moderação e não dirija.