Um dos temas mais discutidos na atualidade é a busca pela sustentabilidade, ou seja, o uso de recursos com responsabilidade e de forma adequada, de modo que garanta a sua constância e sua longevidade. Em relação à assistência à saúde, não pode ser diferente.

O usuário deve compreender que seu comportamento em relação à forma de utilização dos serviços impacta diretamente no custeio e no desempenho das despesas assistenciais. Um plano de saúde coletivo, regido pelo mutualismo e pela solidariedade, deve ser gerido e supervisionado por todos os envolvidos, e seu uso consciente possibilita eficácia e perenidade da assistência.

Ciente de seu papel na administração do benefício, a SAÚDE BRB vem desenvolvendo ações e campanhas que pretendem estimular o uso responsável do Plano. A publicação desta Cartilha está entre as atividades planejadas, cujo principal objetivo é informar os beneficiários sobre seus direitos e deveres, para que se tornem verdadeiros fiscais e defensores deste benefício.

O beneficiário, apesar de não ter conhecimento técnico para atestar o correto diagnóstico e indicação do respectivo tratamento, deve ter em mente que o prestador de serviços de saúde, ao contrário da Caixa de Assistência, tem fim lucrativo. Daí a necessidade de agir de forma atuante e responsável e de buscar esclarecimento a respeito da prescrição médica.

Conscientize-se. Reflita sobre o conteúdo da Cartilha. Pratique o uso consciente do Plano e contribua para a sustentabilidade da SAÚDE BRB.