JORNAL MAIS VIDA – Na Prática

EXAMES PREVENTIVOS ANUAIS

Mais que prevenção, dados levantados norteiam programas

Os exames preventivos anuais têm o objetivo de monitorar a saúde e identificar precocemente qualquer problema que possa comprometer o bem-estar dos trabalhadores. Embora tenham metodologias diferentes, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, desenvolvido pelo BRB, o Inventário de Saúde, aplicado nas Coligadas, e o Saúde em Dia destinado ao público não contemplado nos outros dois, são importantes ferramentas e têm a finalidade de traçar o perfil epidemiológico dos colaboradores das empresas que integram o Grupo BRB, por meio do qual se pode também identificar eventuais efeitos do trabalho no processo de adoecimento dos empregados.

Mais que atender as determinações legais que regem a saúde e a segurança no trabalho, as ferramentas possibilitam que a Saúde BRB amplie a oferta de programas e projetos de atenção integral aproximando-se ainda mais de sua missão institucional. A partir dos dados coletados, torna-se possível promover ações individuais e coletivas que resultam na educação em saúde, na prevenção de riscos, na promoção do bem-estar e na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.


Saúde em Dia

O Projeto Saúde em Dia, por meio de ferramentas adequadas, busca anualmente identificar e monitorar fatores de risco e enfermidades, de forma a ofertar acompanhamento adequado e atuar para evitar, atenuar, ou retardar problemas de saúde.

Além disso, uma das metas da iniciativa é construir um consistente perfil epidemiológico dos beneficiários participantes para nortear as ações implementadas pela Caixa de Assistência, com atenção especial aos idosos e grupos de risco.

Público-alvo

Aposentados e seus respectivos dependentes, além dos dependentes dos beneficiários ativos, com idade igual ou superior a 40 anos, não abrangidos pelos exames periódicos do PCMSO das Associadas Patrocinadoras.

Como participar

Veja o passo a passo para participação no Saúde em Dia:

1) A Clínica Saúde BRB envia, anualmente, um mês antes da data de aniversário do beneficiário, uma carta convidando-o a aderir ao projeto e a realizar exames laboratoriais e de imagem. As guias são anexadas à carta. O convite também pode ser feito presencialmente ou por telefone, aos beneficiários elegíveis, pelos profissionais de saúde e equipe operacional da Clínica. Importante destacar que todos os procedimentos são custeados integralmente pelo Plano de Saúde, sem incidência de coparticipação.

2) Os exames são realizados nos laboratórios e clínicas credenciadas, indicados nas guias emitidas. Nesse momento, o beneficiário formaliza sua adesão ao projeto. ATENÇÃO: Não perca o prazo, fique atento à validade das guias.

3) Os resultados dos exames são enviados para a Clínica Saúde BRB e disponibilizados via web pela rede credenciada.

4) Após a realização dos exames, o beneficiário deve entrar em contato com a Clínica para marcação da consulta com médico de família. Caso o beneficiário já seja assistido pelo monitoramento ambulatorial, a consulta será direcionada ao médico que o acompanha.

5) Depois de avaliados os exames, o médico poderá fazer o encaminhamento a outros especialistas da Clínica, à rede de prestadores para realização de novas consultas ou exames complementares, ou ainda, para grupos de apoio e programas.

6) A partir do ingresso na Clínica, o monitoramento da saúde de cada paciente passa a ser mais próximo, realizado por equipe interdisciplinar no modelo de Atenção Primária.


Inventário de Saúde

O Inventário de Saúde é uma importante ferramenta aplicada com o objetivo de traçar o perfil epidemiológico dos colaboradores das empresas que integram o Grupo BRB, que possibilita a implementação de programas de saúde capazes de promover ações individuais e coletivas que resultam na educação em saúde e prevenção.

Programas e projetos são desenvolvidos pela Clínica Saúde BRB, especialmente criados para atender o interesse das Patrocinadoras do Plano em manter saudáveis as suas equipes de trabalho. As informações coletadas no Inventário de Saúde servem para nortear essas ações e, a partir daí, torna-se viável detectar possíveis fatores de risco e patologias já instaladas. Por isso, a resposta ao questionário de saúde é fundamental.

Público-alvo

Empregados ativos das empresas coligadas do Grupo BRB

Como participar

1) Anualmente, são encaminhados questionários às empresas coligadas para que sejam distribuídos aos empregados.

2) O empregado tem um prazo para o preenchimento e para a entrega dos questionários respondidos ao setor de gestão de pessoas.

3) Os dados são entregues à Saúde BRB, que faz a análise e tabulação.

4) Os indicadores obtidos são usados como instrumentos para o efetivo trabalho da Instituição.