Dia da Saúde Mental – Evento do Projeto Bem Viver fala sobre a importância de manter a mente saudável

No dia 25 de setembro, foi realizado mais um encontro do Projeto Bem Viver, cujo tema foi “Mente Saudável”, que contou com a palestra do Coordenador de Psicologia da Clínica Saúde BRB, Thiago Lima Guedes. O evento ratificou a importância de manter a mente saudável, ainda mais quando se vive uma realidade tão acelerada e estressante como a de agora. A palestra foi iniciada pela assistente social na Saúde BRB, Valéria Coelho, que, ressaltou a importância da participação dos beneficiários no módulo de Educação em Saúde do Projeto. O momento, também, foi propicio para socializar com colegas da profissão.

O psicólogo, realçou a importância de se compreender bem o que é saúde mental e a conveniência de se procurar ajuda quando a pessoa não se sente bem orientada. O profissional destacou ainda, algumas situações que servem de alertas para a necessidade de ajuda profissional, em relação às quais todos devem estar atentos: mudanças bruscas de humor, comportamento compulsivo, sensação de perda de controle sobre a vida, incapacidade de lidar com problemas ou atividades do dia-a-dia como o trabalho, problemas sexuais e o mais grave de todos, pensamentos suicidas!

Outro destaque elencado sobre a qualidade de vida, é que ele depende diretamente de três coisas: o bem-estar, ligado ao domínio social; a saúde física, ligada ao domínio biológico, e a satisfação, ligada ao domínio psicológico. Se esses três fatores estão balanceados e em harmonia, as chances dessa pessoa desenvolver uma doença mental são menores.

Ao final, foi servido um delicioso lanche e sorteio de brindes, oferecidos pela Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do BRB  – AFABRB e pela Clínica Saúde BRB.