Outubro rosa

O mês de outubro é conhecido por ser o mês da conscientização sobre o câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” foi criado na década de 90 com a finalidade de disseminar informações sobre a doença, que é o quinto tipo de câncer com a maior taxa de mortalidade no mundo.

Esse mês é destinado para ressaltar a importância de manter os exames em dia, de forma que ocorra a prevenção ou diagnóstico da doença nos estágios iniciais – um período onde a doença é assintomática – para que o tratamento comece o mais cedo possível, aumentando as chances de cura. O movimento do Outubro Rosa também é marcado pela luta por direitos da mulher, como o atendimento médico humanizado e suporte emocional às pacientes que têm o câncer, garantindo tratamento de maior qualidade e eficiência.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou com aparência de casca de laranja, alterações e saída espontânea de líquido dos mamilos. Também podem surgir pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Não há uma causa única para o câncer de mama. A maioria delas está relacionada a envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca precoce, idade da menopausa, ter ou não engravidado e amamentado), histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação.

As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com a manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

A Saúde BRB, por meio do Programa Previne Mulher desenvolvido pela equipe de ginecologia da Clínica Saúde BRB, estimula a educação em saúde e a prevenção relacionadas ao mundo feminino. As ações consistem na realização de palestras, exames preventivos, consultas de aconselhamento e planejamento familiar. Os profissionais da Clínica estão sempre à disposição para orientar as beneficiárias do plano e esclarecer dúvidas.

A médica Verusa Guedes, coordenadora de ginecologia da Clínica Saúde BRB, lembra a importância do Outubro Rosa e destaca que os exames preventivos têm custo reduzido e são imprescindíveis na detecção precoce dos cânceres ginecológicos: “A campanha do Outubro Rosa foi criada em 1990 com o objetivo de conscientizar a população a respeito do câncer de mama. A gente sabe que a mamografia e o Papa Nicolau são os dois exames, cientificamente comprovados, que diminuem a mortalidade feminina. Então, você mulher, que tem acima de 40 anos já pode começar a fazer a mamografia e, o Papanicolau, a partir do início da vida sexual. Não se descuide. Faça também o autoexame, venha acompanhar sua saúde na Clínica e participe do Programa Previne Mulher.”, convidou a doutora. Ela acrescentou: “Todas as mulheres que chegam à essa Clínica para serem atendidas pelo Previne Mulher, sentem-se acolhidas, satisfeitas e felizes. Ficam impressionadas com o espaço físico, com a tecnologia que possuímos, mas principalmente com a excelência do atendimento.”