RETROSPECTIVA 2018

Ano de avanços e realizações para a SAÚDE BRB

Mais um ano está chegando ao fim, momento de fazer um balanço do que passou, reavaliar os desafios e celebrar as conquistas. Ele foi um ano de inúmeras realizações para a SAÚDE BRB.

Foram implementadas, na Clínica, diversas ações de promoção de saúde. Com foco na mulher e na gestação, em junho, foi lançado o projeto Nascer Saudável, destinado a Beneficiárias gestantes com idade a partir de 14 anos. A iniciativa tem a missão de oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e também no pós-parto, por equipe multiprofissional capacitada e estrutura adequada. Para manter as futuras mães bem informadas, o corpo Clínico da Saúde BRB elaborou cartilha para as gestantes que aborda assuntos como: sexo na gravidez; nutrição; cuidados com o corpo e a aparência; exames e vacinas, saúde mental e outros. A publicação está disponível no site da Instituição e também foi impressa e entregue às Beneficiárias participantes do Nascer Saudável. Após seis meses de sua implementação, o projeto já é um sucesso.

Outra relevante ação educativa e preventiva foi a publicação da cartilha de saúde masculina, desenvolvida pela equipe do Programa Previne Homem. O Programa também completou um ano de suas atividades, teve início a partir da disponibilização da especialidade de Urologia em novembro do ano passado.

Nesse ano, as Beneficiárias puderam comemorar o retorno do projeto Viva Mulher. O objetivo desse grupo operativo é possibilitar espaço de troca de experiências e reflexões sobre temas referentes aos papéis desempenhados pelas mulheres e, dessa forma, promover o empoderamento por meio do autoconhecimento.

A Clínica implementou, também, o programa Diabetes em Dia, destinado ao monitoramento e ao cuidado personalizado de pacientes portadores dessa patologia crônica. Como é próprio dos programas oferecidos pela SAÚDE BRB, as consultas são realizadas por equipe interdisciplinar: nutricionistas, enfermeiros, médicos e psicólogos.

Mais um avanço significativo foi a inclusão do exame citopatológico para as aposentadas no Projeto Saúde em Dia. Os exames preventivos indicados buscam identificar e monitorar fatores de risco e enfermidades, de forma a ofertar acompanhamento adequado e atuar para evitar, atenuar, ou retardar problemas de saúde.

Com  relação à gestão, foram realizadas diversas ações para promover a eficiência dos processos na Operadora, tais como: a implementação do projeto piloto das autorizações on-line; a continuidade da elaboração de manuais dos processos operacionais; o aperfeiçoamento da auditoria externa in loco , que antes era feita apenas para as contas hospitalares, e se estendeu para as contas de pronto-socorro, de modo a evitar a cobrança pela realização de procedimentos desnecessários e o uso abusivo e impertinente de materiais descartáveis e medicamentos.

Diante dessas iniciativas positivas, a SAÚDE BRB seguirá, em 2019 e nos próximos anos, com a missão de cuidar da saúde dos Beneficiários, sempre com qualidade e com o foco principal na sustentabilidade da Instituição.