SAÚDE DA MULHER

Nossa homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

Apresentando a fascinante capacidade de formar, parir e alimentar um novo ser humano, o organismo da mulher mostra uma série de complexidades que fazem com que mereça uma especialidade médica voltada exclusivamente para o estudo de seu funcionamento adequado, possibilitando a identificação de alterações passíveis de controle, tratamento e equilíbrio.

Iniciando já com a primeira menstruação, o ideal é que a jovem seja orientada quanto ao que deve esperar como normalidade ou não dos ciclos menstruais, como regularidade e sintomas dolorosos, das novidades em relação às secreções vaginais e atitudes preventivas que pode e deve tomar, como por exemplo, a vacinação para proteção contra o HPV. A orientação quanto à intensidade das cólicas menstruais e uso de CONDOM quando iniciar atividade sexual são de extrema importância. Muitas jovens desconhecem que a endometriose já pode mostrar seus primeiros sinais nessa etapa da vida e que algumas DSTs podem ser assintomáticas em mulheres e que ambas as condições podem comprometer sua capacidade reprodutiva no futuro.

Na transição da adolescência para vida adulta, ter um acompanhamento ginecológico é imprescindível para um planejamento familiar adequado. É com o médico ginecologista que a mulher poderá ser esclarecida quanto às possibilidades de contracepção segura e eficaz e que também poderá oferecer a ela outras vantagens não contraceptivas desses métodos. Importante ressaltar que a orientação quanto a reserva ovariana, capacidade reprodutiva e idade, riscos gestacionais a depender da idade materna e paterna é também muito importante. Hoje muitas mulheres têm postergado a maternidade por ter outras prioridades, e, muitas vezes, não é orientada sobre a consequência disso, acreditando que métodos de reprodução assistida podem resolver dificuldades de concepção a qualquer tempo. Nem sequer são orientadas sobre a possibilidade de congelamento de oócitos.

No período gestacional e puerperal, quanto melhor o acompanhamento e aconselhamento médicos, melhor será o desfecho da gestação, trazendo crianças saudáveis, nascidas a termo e que são nutridas pelo leite materno em seus primeiros meses de vida. Todos esses fatores são de fundamental importância na vida do novo ser e determinam, inclusive, seus riscos futuros de doenças crônicas como Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares e Diabetes.

Após ter sua prole constituída, a mulher precisa de orientação quanto aos métodos contraceptivos de longa duração, que permita a ela ter uma sexualidade tranquila, sem receio de gestações não planejadas.

Saindo do período reprodutivo e fazendo a transição para o climatério, novamente a mulher demanda cuidados especiais. Inicia uma nova fase, com sintomas muitas vezes intensos e que afetam sua qualidade de vida. Então, entra aí a questão da reposição hormonal e novos cuidados com a saúde que deve tomar. A terapia hormonal é questão a ser avaliada de forma individual, a depender dos sintomas, comorbidades, medicações usadas, doenças prévias e expectativas da mulher. Exige um acompanhamento médico mais estreito e com um profissional de confiança.

Por fim, com o aumento da expectativa de vida, hoje esperamos que as mulheres ultrapassem em até 20 anos sua menopausa e vivendo com saúde, esperando conseguir realizar atividades de lazer e planos que fizeram anos antes. Para isso, entra também o ginecologista como profissional que rastreia os principais cânceres dessa fase e complicações como osteopenia e osteoporose, a fim de oferecer tratamento precoce, pouco mutilador e adequado.

Na Clínica SAÚDE BRB, atendemos a mulher seguindo os princípios da atenção primária de forma integral, acolhedora, interdisciplinar, longitudinal e dispomos de profissionais habilitados para orientações adequadas em cada uma dessas fases (desde 14 anos). Os programas Saúde em Dia e Previne Mulher, para rastreamento e acompanhamento das principais doenças que afetam grande número de mulheres, são oferecidos pela equipe de médicos da família e ginecologistas e contam com o apoio dos outros especialistas (cardiologista, urologista, endocrinologista, geriatras e psiquiatras). Existe na Clínica grande facilidade na orientação e disponibilização de métodos contraceptivos seguros e de longa duração. Para as mulheres que desejam ser mãe, o Projeto Nascer Saudável promove um pré-natal em conjunto com equipe multidisciplinar (ginecologista, psicólogo, nutricionista e enfermeira), a fim de aumentar a taxa de partos vaginais e diminuir a exorbitante taxa de cesarianas que o Brasil apresenta. Nosso foco é a prestação de um serviço de qualidade, que oriente sobre diversas questões ginecológicas, preserve a saúde global da mulher e diagnostique e trate precocemente doenças, para que tenhamos mulheres saudáveis e com suas vidas e famílias apresentando funcionamento adequado.

 

Dra. Maria Teresa de Godoy Morais

Ginecologista

CRM/DF 13727