MANEJO DE ESTRESSE
Equipe de Psicologia tem obtido excelentes resultados

O projeto, que faz parte do programa Empresa +Saudável, consiste em grupos operativos, desenvolvidos no próprio ambiente de trabalho, que têm o propósito de favorecer a criação de ferramentas para que os empregados das Associadas Patrocinadoras do Plano de Saúde tenham condições emocionais e adaptativas para lidar com eventos estressores. Além disso, proporcionam o desenvolvimento e o debate da eficácia de estratégias de enfrentamento do estresse mais comumente utilizadas, de forma a prevenir o adoecimento e as situações de risco.

Os encontros, que ocorrem nas dependências dos pontos de atendimento e nas unidades administrativas das empresas do Grupo BRB, visam à sensibilizar os participantes sobre a importância dos hábitos de autocuidado, tais como técnicas de gerenciamento do tempo e de relaxamento.

O Manejo de Estresse já está sendo levado para agências de outras cidades. Até o final do ano, estará em todas as agências do BRB no Brasil. Os resultados são os melhores possíveis com ambientes de trabalho mais agradáveis e também encaminhamento de casos para serem tratados na Clínica Saúde BRB.

O projeto é realizado da seguinte forma: são quatro sessões de quarenta e cinco minutos a uma hora com o grupo operativo. No início da primeira sessão, é feita uma apresentação sobre o que é o estresse, como ele se apresenta em nossas vidas e quais as doenças de que somos acometidos quando atravessamos um período de estresse. Com isso, o grupo aprende a identificar alguns sinais que o corpo apresenta e mesmo o que transparece em suas atitudes.

Os participantes são convidados, por exemplo, a fazer a sua ‘pizza do tempo’, na qual é possível visualizar qual a área da vida do indivíduo pode estar deflagrando ou pode vir a deflagrar o estresse, assim como outras doenças físicas e mentais. O principal objetivo dessa atividade é verificar como o indivíduo está lidando com seu tempo, horário de trabalho, cumprimento de metas, família e em qual área da sua vida ele coloca mais energia.

No decorrer das sessões, também são feitas algumas dinâmicas de autoconhecimento e a partir do terceiro encontro, percebe-se a transformação completa do grupo, na convivência, nas formas de interação e de interesse pelo outro.

O Projeto não pretende curar o estresse, até porque precisamos dele para sobreviver no mundo competitivo, mas estimular a criação de mecanismos para o seu gerenciamento. Ele nunca vai embora e o indivíduo deve aprender a lidar com ele de uma forma saudável e que o possa impulsionar para uma vida mais plena e feliz.

Confira os depoimentos de gerentes de agências que participaram do Projeto.

“Iniciativas como o Manejo de Estresse são excelentes, pois visam promover a saúde e a qualidade de vida dentro e fora da empresa. Participei do Projeto em agosto de 2016 e tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e melhorar meu relacionamento com a equipe e com a família, por meio de uma comunicação e de ações mais efetivas. Houve uma melhora significativa no clima da Agência, refletido na satisfação da equipe e nos resultados obtidos. Hoje, sabemos que nenhum de nós é melhor que todos juntos!”

Mônica Santos de Oliveira – Gerente Geral da Agência Gama – 27 anos de BRB

“O Manejo de Estresse é uma ótima ação do Banco, em parceria com a Saúde BRB, porque reflete uma preocupação com os empregados. Em determinada fase de nossas vidas, enfrentamos situações de estresse, que podem ser graves e, a pessoa, às vezes, não consegue lidar com isso. Nesse momento, a ajuda de um profissional é muito importante. No dia a dia bancário enfrentamos uma rotina e situações que podem nos levar a apatia, desmotivação e a doenças ocasionadas pelo estresse. O Projeto vem apresentar técnicas e orientações para que possamos nos identificar nessas situações e nos ensinar a ajudar o colega ao lado
que pode estar passando pelo problema.

A experiência que tive foi a melhor possível, ocorreu quando estava na agência Câmara em maio/2015 e os resultados, ao término do treinamento, foram de grande valia pra toda a equipe e os feedbacks também. Em minha opinião, os maiores aprendizados foram: ‘Saber Ouvir’, ‘Autoconhecimento’ e ‘Autocura’, palavrinhas chaves que resumem o conteúdo aprendido.”

Raquel Brandão Coelho – Gerente Geral da Agência HDB – 28 anos de BRB