SAÚDE MENTAL

Nosso foco são as ações educativas e preventivas

Segundo dados da OMS, estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. E em cada 100 pessoas, aproximadamente, uma sofre de esquizofrenia.

Ao longo da vida, todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como perda de familiar próximo, divórcio, desajustes no trabalho, dificuldades financeiras, podem afetar nossa saúde mental.

Com o objetivo de prevenir doenças relacionadas à patologia, a SAÚDE BRB coloca à disposição dos Beneficiários do Plano, sem a incidência de coparticipação, programas e projetos em Saúde Mental. Trata-se de grupos operativos que trabalham temas comuns ao nosso cotidiano e constroem ambiente propício para troca de experiências e diálogo.

Empresa +Saudável

Programa que integra ações direcionadas aos empregados ativos das Patrocinadoras por meio de grupos operativos, desenvolvidos, preferencialmente, nas unidades de lotação dos Participantes. Engloba os seguintes projetos:

Manejo de Estresse

Reuniões com o objetivo de favorecer a criação de ferramentas para que os empregados tenham condições emocionais e adaptativas para lidar com o estresse.

Liderança com Saúde

Tem o propósito de instrumentalizar os gestores da Organização para o gerenciamento de conflitos e reconhecimento dos sinais e sintomas de adoecimento do grupo de colaboradores.

Viva Mulher

O objetivo desse grupo operativo é possibilitar espaço de troca de experiências e reflexões sobre temas referentes aos papéis desempenhados pelas mulheres e, dessa forma, promover o empoderamento por meio do autoconhecimento.

Respirar

Destinado aos empregados que desejam parar de fumar, com acompanhamento de equipe multidisciplinar. Utiliza como proposta de intervenção a Terapia Cognitiva Comportamental numa abordagem coletiva, podendo ser associada ao tratamento farmacológico.

Entre em contato com a Clínica SAÚDE BRB e saiba mais sobre esses serviços. Não deixe para cuidar da sua saúde quando a doença já estiver instalada. A prevenção em Saúde Mental é possível e necessária!