DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Prevenção em primeiro lugar

Quatro de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) e tem o objetivo de reforçar a importância da adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle da doença.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O câncer é uma das principais causas de morte do mundo. Em um ano, são contabilizados 12,7 milhões de casos em todo o mundo. Sem intervenção, o ônus global da doença está projetado para aumentar 75% até 2030. Todos os meses, 600.000 pessoas morrem de câncer e muitas destas mortes podem ser evitadas com maior apoio governamental e financiamento de programas de prevenção, detecção e tratamento.

Visite um médico regularmente e faça exames preventivos periodicamente para manter em dia sua saúde. A prevenção é a melhor forma de combater essa doença.