CUIDADOS COM A GESTANTE E O BEBÊ

SAÚDE BRB lança projeto Nascer Saudável e publica cartilha

Com foco na mulher e na sua gestação, que é um dos momentos mais intensos da vida, a SAÚDE BRB desenvolveu o projeto Nascer Saudável, destinado a Beneficiárias gestantes com idade a partir de 14 anos.

O Projeto nasceu em pleno funcionamento, já realizou mais de cinco partos e, atualmente, atende a 23 grávidas. A participação é gratuita e não é cobrada coparticipação nas consultas realizadas na Clínica SAÚDE BRB. Com relação aos exames e ao parto, os quais são realizados na rede credenciada, haverá incidência de coparticipação, conforme estabelece o Regulamento.

O Nascer Saudável tem a missão de oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e também no pós-parto, por equipe multiprofissional capacitada e estrutura adequada. Além disso, são objetivos: o estímulo ao parto normal; a divulgação dos benefícios do parto humanizado; a consolidação do protagonismo da mulher na escolha do tipo de parto; e o incentivo ao aleitamento materno.

O acompanhamento disponibilizado na Clínica é completo, integral e continuado, iniciando mesmo antes da concepção, atuando junto com a família no planejamento da gestação. A iniciativa envolve profissionais de saúde de diversas áreas: médico de família, ginecologista-obstetra, endocrinologista, enfermeira, psicólogo e nutricionista, que estão prontos para esclarecer todas as dúvidas, por telefone ou presencialmente.

A gestação é uma época de emoções e de descobertas diárias, mas, também, de muitas dúvidas e ansiedades. Deve, portanto, ser bem orientada, para que tudo transcorra de forma serena e saudável, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Para manter as futuras mães bem informadas, o corpo Clínico da SAÚDE BRB elaborou cartilha esclarecedora. A publicação contém orientações e informações que contribuem para o cuidado com o bem-estar físico e mental das gestantes. Nela, são abordados os principais temas relacionados à saúde da mulher nesse momento especial. O documento aborda assuntos como: amamentação, leite materno, nutrição, cuidados com o corpo e a aparência, contato com produtos químicos, saúde mental, sexo na gravidez e outros.

A Cartilha da Gestante está disponível no site institucional, mas há, também, versão impressa para ser entregue na Clínica às Beneficiárias participantes do projeto. Leia e compartilhe!