SAÚDE BRB

Vantagens de um Plano de Autogestão

A SAÚDE BRB é uma operadora de planos de saúde, classificada como autogestão sob a modalidade de contratação empresarial coletiva, sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado e multipatrocinada pelas empresas que compõem o Grupo BRB. O custeio é baseado no princípio do mutualismo e da solidariedade.

No texto a seguir, explicaremos o que vem a ser uma autogestão e quais as suas vantagens em relação a outros planos do mercado.

 

O que é Autogestão?

É a modalidade na qual é classificada uma operadora de saúde ou empresa que se responsabiliza pelo plano privado de assistência à saúde, destinado, exclusivamente, a oferecer cobertura aos empregados ativos de uma ou mais empresas, associados integrantes de determinada categoria profissional, aposentados, pensionistas ou ex-empregados, bem como a seus respectivos grupos familiares definidos, sem finalidade lucrativa. É o sistema dominante nas empresas estatais e órgãos da administração pública.

 

Quais as vantagens de um plano autogerido? 

  • É um sistema que beneficia, de maneira equânime, os beneficiários, os profissionais e instituições de saúde e as próprias organizações patrocinadoras.
  • Por não visar ao lucro, este segmento prima pela transparência de suas ações e da gestão dos recursos disponíveis.
  • Na autogestão, a abrangência da assistência à saúde é maior, e melhor a qualidade dos serviços prestados, geralmente com custos menores que os praticados pelos demais segmentos da saúde supletiva.
  • A gestão compartilhada garante pagamento dos serviços médicos e hospitalares efetivamente utilizados.
  • A flexibilidade no gerenciamento dos recursos possibilita melhor relação custo/qualidade dos serviços contratados e o adequado controle dos gastos.
  • Trata-se de um sistema que prioriza os beneficiários em todas as suas decisões, com atenção integral e preventiva, o que contribui de forma decisiva para o bom atendimento ao usuário e a significativa redução de custos.
  • A oferta de programas de atenção à saúde, relacionados a grupos de usuários em condições de risco ou portadores de patologias específicas, também está presente na assistência prestada pelas autogestões.
  • Prevalece o regime mutualista e solidário, que possibilita a geração de fundo financeiro comum, para atendimento a todos os participantes de forma indistinta, independentemente do valor das contribuições ou demandas de assistência individuais.