MÉDICA DE FAMÍLIA

Profissional especializada na atenção primária e no cuidado integrado

Quem frequenta a Clínica, conhece bem a doutora Maria Luiza Barros Fernandes Bezerra, coordenadora do Serviço de Saúde. Essa profissional que nos enche de orgulho está na SAÚDE BRB há 5 anos e meio. Conheça um pouco mais a colaboradora na entrevista concedida ao Mais Vida.

Mais VidaQual a sua formação profissional?

Maria Luiza Bezerra – Sou Médica de Família e Comunidade, pós-graduada em Geriatria, Mestre em Psicologia, com MBA em Gestão em saúde. Atuo como professora da UnB e sou médica da Secretaria de Saúde do GDF, desde 2013.

 Mais VidaComo entrou na SAÚDE BRB? 

 Maria Luiza – Ainda morava em Petrolina-PE, meu esposo passou em concurso público em Brasília e uma amiga falou do projeto de atenção primária da SAÚDE BRB. Então enviei o currículo.

 Mais VidaPor quais experiências profissionais você passou até entrar na Caixa de Assistência?

 Maria Luiza – Atuei como Médica de Família em Petrolina-PE e Juazeiro BA, de 2003 a 2012. Fui responsável pela implantação e coordenação da Medicina Preventiva da Unimed Vale do São Francisco (2007 a 2012). E também fui professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (2005 a 2012).

 Mais VidaQuais são as suas atribuições atuais na Clínica SAÚDE BRB?

Maria Luiza – Entre as minhas funções está: coordenar a equipe para garantir que o Modelo de Saúde Atenção Primária seja considerado eficiente, humanizado e sustentável; zelar pela qualidade de vida e manutenção da saúde das pessoas em um ambiente acolhedor, moderno, com facilidade de acesso e atendimento apropriado, por profissionais experientes em tempo correto de forma resolutiva e segura, prezando que o Beneficiário esteja sempre em primeiro lugar; manter a equipe motivada, capacitada e integrada para atender de acordo com o modelo proposto; avaliar os processos rotineiramente para que ajustes sejam feitos de forma rápida e assertiva e que melhorias sejam implementadas continuamente para garantir o sucesso do modelo e satisfação dos Beneficiários.

 Mais VidaQual a importância do médico de família nas atividades da Clínica?

 Maria Luiza – O médico de família tem um papel proativo e prospectivo. Devido a sua formação, tem habilidade técnica e humana para oferecer cuidado personalizado e integral, desde as condições mais simples até o direcionamento a uma equipe especializada, caso o paciente necessite de procedimentos de outras áreas. Dessa forma, coordena o cuidado de forma ordenada e oportuna, integrando os diferentes níveis de assistência. O médico de família é a referência em saúde do paciente.

 Mais VidaQuais são os seus maiores desafios na Instituição?

 Maria Luiza – Fortalecer o modelo e promover mudança cultural para que a Clínica SAÚDE BRB torne-se a porta de entrada dos Beneficiários para o sistema de saúde. As pessoas estão acostumadas a realizar um autodiagnóstico e, a partir daí, buscar um especialista ou ir a um hospital. Queremos que a Clínica seja a referência em saúde para os Beneficiários do Plano de Saúde. Com a coordenação do cuidado e utilização da medicina baseada em evidências, busca-se contribuir para sustentabilidade da Operadora, trazendo resultados econômicos e financeiros para as Patrocinadoras.

 Mais VidaFale um pouco sobre os projetos futuros e das suas conquistas como coordenadora da Clínica.

Maria Luiza – Atualmente já estamos atendendo 70% do público-alvo, espera-se chegar a 80% até o final de 2018.  Atender de forma integral as demandas da Agencia Nacional de Saúde – ANS e tornar-se referência no seguimento das autogestões.

 Mais VidaAgora que já conhecemos a profissional, gostaria de saber um pouco mais sobre sua vida pessoal. Tem filhos? É casada? Onde nasceu? O que gosta de fazer no tempo livre?

Maria Luiza – Tenho 40 anos, nasci no Recife- PE. Quando me formei em Medicina, fui morar em Petrolina, onde fiquei por 9 anos. Sou casada há 14 anos com Péricles Tadeu, tenho duas filhas, Maria Luiza, 11 anos, e Maria Júlia, 8 anos. Mudei para Brasília em 2012 para acompanhar meu esposo e morar próximo aos meus irmãos. Em meu tempo livre, gosto de curtir minha família, viajar, ir à igreja e conversar com minha mãe.

 Mais VidaPara finalizar, deixe uma mensagem aos leitores.

Maria Luiza – Gostaria de convidar todos os Beneficiários da SAÚDE BRB para experimentar o modelo de cuidado oferecido na Clínica, e conhecer a magnitude e a qualidade desse novo perfil de atendimento.