Jornal Mais Vida – Capa

PLANO ESTRATÉGICO
Documento traça diretrizes para o próximo triênio

Em dezembro de 2017, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Saúde BRB o Plano Estratégico para o período 2018/2020. O documento constitui valiosa ferramenta de orientação para o cumprimento dos atos de gestão e governança, uma vez que parte de uma análise aprofundada do ambiente para antecipação de cenários e estabelecimento de diretrizes para o crescimento empresarial sustentável.

Resultados satisfatórios foram obtidos com a conclusão do Plano Estratégico anterior, que teve seu desfecho no final do ano passado. Muito do que foi pensado para o futuro da Instituição foi alcançado. Problemas apareceram ao longo do caminho, mas o saldo é muito positivo. As novas estratégias propostas complementam as metas e dão encadeamento às ações.

Foi ratificado o referencial estratégico de atuação com foco na qualidade dos serviços, na atenção integral à saúde, nas melhores práticas de gestão e no estímulo ao uso consciente do plano. Os maiores esforços da Saúde BRB estão concentrados em garantir assistência efetiva, que vá ao encontro das expectativas e promova bem-estar e qualidade de vida, com reflexos na economia de recursos e consequente sustentabilidade do Plano.

No novo documento, foram estabelecidos diversos objetivos, com destaque para os seguintes:

. Buscar soluções visando à sustentabilidade do Plano;

. Promover monitoramento sistemático das condições econômico-financeiras e atuariais do Plano;

. Ampliar e aperfeiçoar os programas de promoção da saúde e prevenção de riscos;

. Implantar novas ferramentas de atendimento e relacionamento com os beneficiários;

. Ampliar e potencializar a oferta de serviços na Clínica e

. Aperfeiçoar e documentar os processos operacionais e de suporte do negócio;

As ações estabelecidas para alcançar cada um dos objetivos foram distribuídas ao longo do triênio, priorizadas de acordo com as necessidades identificadas no contexto do cenário da saúde suplementar no país, cujas dificuldades vêm sendo enfrentadas por meio do investimento em programas que induzem a melhoria da qualidade da atenção e a implementação de estratégias que assegurem a sustentabilidade do setor.

A execução de todo o Planejamento terá acompanhamento sistemático, e participação de toda a equipe da Sede e da Clínica. Conforme prevê o documento, o Plano será revisto e atualizado ao final de cada ano.